Como os técnicos de futebol influenciam a mudança no final de um jogo

Como os técnicos de futebol influenciam a mudança no final de um jogo

A saída de Sir Alex coincidiu não apenas com o declínio do Manchester United como candidato ao título, mas também com o fim do "tempo Fergie", em que os Red Devils marcavam regularmente gols decisivos nos momentos finais dos jogos.

Um dos muitos exemplos foi o gol de Michael Owen no clássico de Manchester da temporada 2009/2010, que ele marcou aos 5 minutos e 28 segundos dos acréscimos, enquanto o árbitro do jogo dava apenas 4 minutos de acréscimo. O apito final foi dado aos 96 minutos e 58 segundos.

Aparentemente apenas um evento, mas a infinidade de evidências do tratamento preferencial do United parece realmente convincente. No entanto, se examinarmos o momento da partida mais de perto, o resultado é muito menos justificável.

"O Man City empatou alguns segundos antes dos 90 minutos, em uma comemoração que durou quase um minuto. O United então substituiu Anderson por Carrick no segundo minuto de acréscimo. Portanto, a decisão de Martin Atkinson – de aumentar em 4 minutos o tempo principal do jogo – foi justificada.

Mesmo que o árbitro quisesse conceder exatamente quatro minutos de acréscimo, o tempo total de acréscimos do jogo foi suficiente para Owen marcar o gol decisivo. Como resultado, os minutos finais do tempo de acréscimo, que foram ocupados pela comemoração do gol de Owen, foram favoráveis ao City. Como sempre acontece, a descrição nem sempre corresponde aos eventos do dia.

Queixas individuais podem obscurecer a realidade geral, mas, afinal de contas, os times dominantes ganham mais pênaltis de 11 metros graças ao fato de causarem problemas aos adversários na área com mais frequência. As melhores equipes podem, razoavelmente, receber mais minutos extras porque os adversários começam a empatar em todas as oportunidades.

A frase "tempo Fergie", cunhada talvez pelo The Guardian, não seria um fenômeno se o United não fosse tão hábil em usar o tempo adequadamente no final das partidas.

Como a aversão ao risco dos mentores pode afetar o jogo final

As equipes superiores têm a mesma característica: tendem a superar seus adversários no final do jogo, quando a pontuação é mais prolífica. No entanto, o Manchester United de Alex Ferguson foi o que mais se destacou.

Os mancunianos sob o comando de Ferguson eram mais perigosos após os 80 minutos do segundo tempo. Apesar de ter a melhor média de pontos marcados após 80 minutos, eles não se contentavam com isso e invariavelmente melhoravam sua posição com gols nos minutos finais.

Ao conquistar vitórias após possíveis empates e reduzir os jogos perdidos para empates, eles aumentaram em cerca de 8% o número de pontos conquistados após 80 minutos. Eles fizeram isso de forma mais impressionante desde a temporada 2007/2008 até o final da temporada 2012/2013, quando Ferguson deixou o time.

Somente o Arsenal conseguiu igualá-los, mas foi inconsistente, perdendo a invencibilidade nos estágios finais da competição. O restante dos colegas do MU adotou uma abordagem menos agressiva no final do jogo, direcionando suas ações mais para preservar os pontos que já haviam conquistado ou eram menos hábeis em virar a maré quando perdiam.

Há mais de um motivo por trás do desempenho surpreendente do United. Sir Alex pode ter assumido mais riscos do que seus contemporâneos ou preparado a equipe nos treinamentos para diferentes maneiras de sair de situações ruins no final dos jogos.

O T-Cup, ou "pensamento criativo sob pressão", foi o cerne do desempenho vitorioso da equipe de Sir Clive Woodworth na final da Copa do Mundo de Rugby de 2003, que terminou com o gol da vitória de Johnny Wilkinson no último minuto do jogo, após uma série de ataques organizados da equipe.

Sir Alex também pode ter desenvolvido programas no campo de treinamento que prepararam sua equipe para a capacidade de maximizar o desempenho sob as mais severas restrições de tempo.

Além disso, os Red Devils tinham o banco de reservas mais forte. Ferguson pôde contar com jogadores como Javier Hernandez, Danny Welbeck e o veterano Ryan Giggs na última temporada.

Dois dos gols mais memoráveis do United foram marcados nos acréscimos, contra o Bayern de Munique, na vitoriosa final da Liga dos Campeões da UEFA de 1998/1999. Tanto Teddy Sheringham quanto Ole Solskjaer, que entrou como substituto naquele jogo, marcaram os gols após jogadas de bola parada nas cobranças de escanteio.

Em vez de simplesmente descrever a nota de rodapé histórica, vamos dar uma olhada no desempenho da atual equipe do MU, que mostra claramente uma correlação direta entre os resultados da equipe e a figura do técnico. Considerar a diferença na forma como as vitórias são alcançadas, no equilíbrio entre risco e recompensa, juntamente com a disponibilidade de diferentes tipos de jogadores para cumprir as ambições da equipe de direção, nos ajudará a distinguir a nova equipe da anterior.

«United» sem Ferguson

"O Manchester City foi muitas vezes confundido pelas chamadas estatísticas avançadas, que destacam os desempenhos positivos de uma equipe, especialmente usando chutes e gols para medir os pontos esperados na liga.

Injustamente, para alguns, as conquistas descritas acima foram consideradas mera sorte ou acaso, mesmo quando a característica estatística foi consistente durante muitas temporadas consecutivas. Os apostadores não deveriam ter ignorado o fato de que o técnico mais afortunado da Premier League influenciou esses resultados.

Uma equipe pode ser elevada a patamares maiores ou menores por fatores aleatórios, mas um técnico consistentemente "sortudo" ou azarado pode fazer algo que seus adversários não conseguem.

Depois de Sir Alex Ferguson, sob o comando de David Moyes, Ryan Giggs e Louis van Gaal, o Manchester United estabeleceu um recorde desinteressante nos estágios finais de um jogo. A equipe tinha 88 pontos potenciais após 80 minutos de jogo, um número que caiu 9% para 80 pontos no final do tempo total de jogo.

Isso pode ser visto como um sinal de que a equipe estava flutuando em uma onda instável de sorte, embora uma explicação muito mais provável para o que estava acontecendo deva levar em conta a ausência de Ferguson e a presença de aversão ao risco em seus sucessores.

Todos os técnicos de alto nível em suas temporadas tiveram um "período Fergie" e, provavelmente, com razão. Mas é provável que apenas o próprio Fergie soubesse como utilizá-lo da melhor forma. Os apostadores devem ter uma ideia deste ou daquele mentor para entender como seus comandados se comportarão perto do apito final.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *